Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Segunda etapa da Provinha Brasil

Fotos: Walter Martins
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicará nessa terça-feira, 11, e quarta-feira, 12, a Provinha Brasil, determinada pelo Ministério da Educação (MEC) como prova de saída, em 41 escolas da rede municipal de ensino. Em Aracaju, mais de duas mil crianças de 105 turmas do 2º ano do ensino fundamental irão participar do processo.

Elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, a prova tem como objetivo realizar um diagnóstico da alfabetização de crianças após um ano de estudos, garantindo uma educação pública de qualidade para todos.

Os alunos submetidos à Provinha Brasil irão responder a 24 questões de múltipla escolha relativas a Língua Portuguesa, para avaliar o processo de desenvolvimento da escrita, leitura e compreensão.

O diagnóstico desta segunda prova será comparado com o obtido na primeira avaliação, apliacada no início do ano. Os resultados servirão para identificar os avanços alcançados e as eventuais limitações que ainda persistirem, orientando as políticas que serão adotadas pela Prefeitura de Aracaju, pela escola e pelos professores na realização de trabalhos pedagógicos.

Secretária de Educação, Josevanda Franco
Segundo a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, a Provinha Brasil é composta de questões didáticas e ilustradas que estimulam a interpretação e a prática da leitura. A expectativa é que os alunos da rede municipal possam ficar entre os níveis 4 e 5, considerados os mais altos e de melhor desempenho.

"Nunca estamos satisfeitos, apesar de os resultados serem animadores. O ideal é que 100% dos nossos alunos alcancem o nível 5 e que os professores entendam cada vez mais a metodologia da prova e promovam a qualificação contínua do processo de alfabetização de seus alunos", conclui Josevanda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário